A coleção Seade SP Economia tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos setores de atividade presentes na economia paulista. As análises contemplam a estrutura dos segmentos em termos de valor e emprego, seu peso na economia estadual e a sua inserção no contexto nacional e internacional. Os estudos abrangem também a evolução da distribuição das atividades entre as regiões do Estado e as suas perspectivas em termos de investimentos, inovação e incorporação de novas tecnologias.

Setembro.2021
n.3

Os biocombustíveis no Estado de São Paulo: desempenho e perspectivas


Análise

Este texto analisa a indústria dos biocombustíveis no Estado de São Paulo, maior produtor de etanol do país, examinando sua evolução a partir de 2003. O estudo traz informações sobre matérias-primas, produção, empregos, vendas no mercado interno e comércio exterior dos principais biocombustíveis líquidos: etanol e biodiesel. São apresentadas também iniciativas em andamento no Estado, relacionadas a outros tipos de biocombustíveis, como biometano, bioeletricidade e bioquerosene de aviação. Por fim, com base em informações recentes, inclusive de investimentos anunciados por empresas privadas, sinalizam-se algumas oportunidades para ampliação da sustentabilidade econômica, social e ambiental da cadeia produtiva de biocombustíveis paulista.

Janeiro.2021
n. 2

A indústria têxtil e de confecções no Estado de São Paulo


Análise

Este estudo trata da indústria têxtil e de confecções no Estado de São Paulo, sua estrutura e evolução. O texto levanta os principais determinantes do desenvolvimento desses setores no país e no território paulista e contextualiza essa indústria no começo do século XXI no quadro de mudanças da indústria 4.0, descrevendo as principais características da cadeia produtiva e sua dinâmica. A análise é realizada a partir das dimensões do valor da transformação industrial (VTI), da balança comercial e das inovações e novos processos produtivos, que estarão no centro das transformações do setor têxtil e de confecções nos próximos anos ao redor do mundo. Por fim, o trabalho examina a localização da indústria têxtil e de confecções no território paulista e no restante do país com base no emprego formal, bem como traça os principais desafios dessa indústria.

Dezembro.2020
n.1

Evolução do setor automobilístico no Estado de São Paulo


Análise

Esse estudo trata do setor automobilístico em São Paulo, destacando os efeitos da sua reestruturação no Brasil, sobretudo a partir da introdução da estratégia modular e de plataformas mundiais pelas grandes montadoras. A análise apresenta os principais resultados alcançados pelo setor no território paulista, especialmente sua participação no valor de transformação industrial (VTI), empregos gerados, volume de investimentos anunciados em automação, modernização e ampliação, bem como seu comportamento na balança comercial. Além da distribuição regional desses resultados, são realizadas comparações com os números nacionais. Ao final, é feito um pequeno balanço do atual estágio do setor automobilístico paulista, ressaltando seus avanços e desafios.